No decorrer das aulas podemos conhecer alguns teóricos da didática, entre eles destacamos:
- HERBART
Herbart foi o precursor da psicologia experimental aplicada à pedagogia. Este autor via a educação como ciência. Ele trouxe para a pedagogia o caráter de objetividade de análise, a psicometria, o rigor e a sistematização do método. Segundo Herbart, a ação pedagógica se orienta por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.Para ele, a principal função da educação em uma sociedade é a aquisição de ideias por parte dos alunos. A ideia-chave de sua pedagogia é que a instrução é a base da educação. Não lhe interessava se a educação fortaleceria a democracia ou a cultura política.
- Johann Heinrich Pestalozzi
Não bastava ter bons métodos de ensino da
linguagem ou da matemática, era necessário investir tempo em pesquisa e
avaliação dos melhores meios para ensinar o ser humano a tornar-se
verdadeiramente humano.
Pesrtalozzi apresentou uma teoria chamada
teoria dos três estados do desenvolvimento humano: o estado animal ou natural,
o estado social e o estado moral. Nesta teoria, Pestalozzi defende que as
religiões e as culturas, assim como os indivíduos acompanham este modelo de
desenvolvimento.
- JOÃO AMOS COMÊNIO
Considerado
o pai da didática moderna, o sistema medieval, defendeu um ensino de “tudo para
todos” e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da
criança.
Para
Comênio a educação é como um nascer do pássaro, onde todas as frases são
respeitadas cuidadosamente (a prática escolar como inspiração na natureza). “Deve-se
começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a
fazer.”
Só de Herbart que não focou o aspecto principal relacionado com a educação => o aluno como autônomo na busca de seu saber.
ResponderExcluir"O ensino deve favorecer a arte de agir" (Edgar Morin)