Aulas do mês de Fevereiro
Nas aulas de didática com a
professora Renilze de Barros, através de aulas dinâmicas nas quais debatemos
diversos temas, temos aprendido o que é de fato ensinar com toda a propriedade
da palavra, ensinar transpassa a sala de aula, a escola em si, vai muito além
disso. O professor deve se reconhecer como mediatizador do ensino-aprendizagem
dos seus alunos tendo como base uma educação voltada para a formação do
indivíduo como ser individual e coletivo, considerando que estes são seres
pensantes.
O pedagogo lida com pessoas, com isso
ele lida com a cognição de cada indivíduo, cognição? Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles, Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Platão desenvolveu a noção
de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a
inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma.
A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades
dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível. Por sua
vez Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
Voltemos então ao conceito de cognição. Cognitione, que
significa a aquisição de um conhecimento através da percepção. É o conjunto dos processos mentais
usados no pensamento e na percepção,
também na classificação,
reconhecimento e compreensão para o julgamento
através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende,
recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.
Mas a
cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente,
a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é
captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser
humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a
sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em
seguida ocorre a percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem
como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na
nossa memória.
Para a
melhor formação do indivíduo faz-se necessário que o professor esteja
atualizado quanto aos novos métodos e metodologias de ensino e aprendizagem.
Métodos são os meios e metodologias são as variadas formas, maneiras de ensinar
e aprender.
No
desenrolar dos assuntos abordados em sala vimos o quanto é importante que o
professor esteja apropriado do conhecimento para que assim ele possa não
transmitir conteúdos, mas sim construir aprendizados e com isso indivíduos
pensantes e críticos.
No
decorrer das nossas aulas discutimos sobre o livro de José Carlos Libâneo
intitulado Didática. Falemos um pouco sobre essa personalidade que foi e
continua sendo importante na história da pedagogia, até o presente momento
discutimos os quatro capítulos contidos no livro e aprendemos em demasia.
Primeiro ressaltaremos o que vimos nos dois capítulos iniciais, mas não podemos
deixar de dar crédito ao autor do livro, conheçamos então um pouco da história
de José Carlos Libâneo.
José
Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, interior do estado de São Paulo, em 1945 e
fez seus estudos iniciais e o ensino médio no Seminário Diocesano de Sorocaba
(SP).Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo), em 1966. “MESTRE”
da educação escolar brasileira concluído em 1984 e “DOUTOR” em educação,
posteriormente. Libaneo
é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições teóricas
que produz na área. Articula uma reflexão crítica sobre a natureza histórico-
social dos conteúdos de ensino e a própria didática de transmissão destes
conhecimentos.
Iniciou
suas atividades profissionais em 1967, como Diretor do Ginásio Estadual
Pluricurricular Experimental (SP), por seis anos. Em 1973 fundou e dirigiu por
três anos o Centro de Treinamento e Formação de Professores da secretaria da
Educação Estadual em Goiânia. A partir de 1975, tornou-se professor da
faculdade de educação da Universidade Federal de Goiás.
Para
Libâneo as necessidades educativas presentes, tornam a escola um lugar de mediação
cultural, e a
pedagogia, ao viabilizar a educação, é a prática cultural intencional de
produção e internalização de significados. Libâneo é o autor referência
da teoria “tendências pedagógicas”, porém é a favor da tendência crítico-social
dos conteúdos.
Agora voltemos ao livro:
Nos
dois primeiros capítulos do livro intitulados nessa mesma ordem: Prática educativa, Pedagogia e Didática e
Didática e democratização do ensino, pudermos ver que o professor deve
integrar ao processo educativo a formação de seres para participar ativamente
na vida social, ou seja, deve ser ensinado na escola que ao indivíduo
participar de uma sociedade ele existe nela, portanto ele irá assimilar e
recriar influências do meio social e mais do que isso poderá vir a
transformá-las.
Não podemos dissociar os processos formativos que
provem da sociedade, mas sim utilizar da bagagem cultura que cada indivíduo
traz consigo e somar a educação que é construída na escola ou em instituições
que têm essa finalidade, daí vem a conceitualização da educação não-intecional, que é aquela a qual se refere àsinfluências
do contexto social e a educação
intencional que é aquela a qual há intenções e objetivos definidos, que é o
caso da educação escolar, por exemplo.
Ainda
no primeiro capítulo Libâneo adentra na temática da Pedagogia e nos mostra que
a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada
sociedade. Libâneo reforça o que havíamos falado que a educação formal está
instrinsecamente ligada à educação não-formal e a Didática vem a ser o
principal ramo de estudos da pedagogia, uma vez que é através dela que se sabe
qual o conteúdo deve ser ensinado, quais os métodos, quais as metodologias,
como organizar e planejar uma aula, como saber se há uma resposta dessa prática
vinda do aluno, etc.
O
professor vem a ser um mediatizador do ensino, através do ensino o indivíduo
toma consciência do papel que exerce na sociedade, sem a escolarização não há
como ter essa consciência de indivíduo que não apenas vive na sociedade, mas
sim existe e quando existe ele integra, ele se torna parte dela e através dessa
conscientização que há a democratização, onde deve ser ensinado que o indivíduo
só se forma com o coletivo e todos devem lutar em prol da melhoria desse
coletivo. O professor não é só formador de alunos que vão terminar os seus
estudos e seguir uma carreira profissional, ele é isso também, mas não apenas
isso, ele é formador de cidadãos reflexivos e críticos.
Quando
falamos de formar indivíduos falamos também dos aspectos morais e éticos, pois
na vida temos que ter esses princípios advindos da educação, isso inclui:
respeitar o próximo, ser solidário, ser coletivo, querer transformar a sua
sociedade, entre outros.
Ana Carolina, Katiane e Monique Maria, que bom que já fizeram o blog e começaram atualizando.
ResponderExcluirVejo que contemplaram o desafio do ensino que ultrapassa a sala de aula. Isto é, não se restringe aos conhecimentos construídos na sala de aula. Portanto, faz-se necessário o professor reconhecer o que os alunos já sabem para que possa conduzir melhor o ensino.
Vi que ampliaram os discursos apontando os filósofos e a uma síntese da biografia de Libâneo. Isso é, válido. No entanto, não contemplaram o que de fato é a Didática. Quais seus objetivos? Que conceitos estão arraigados a este. É bom pensar nestes detalhes, pois, este aspecto tem que está bem nítida tal concepção ao educador.
Um grande abraço - Renilze Ferreira