sexta-feira, 6 de abril de 2012

Aulas do mês de Fevereiro
Nas aulas de didática com a professora Renilze de Barros, através de aulas dinâmicas nas quais debatemos diversos temas, temos aprendido o que é de fato ensinar com toda a propriedade da palavra, ensinar transpassa a sala de aula, a escola em si, vai muito além disso. O professor deve se reconhecer como mediatizador do ensino-aprendizagem dos seus alunos tendo como base uma educação voltada para a formação do indivíduo como ser individual e coletivo, considerando que estes são seres pensantes.
O pedagogo lida com pessoas, com isso ele lida com a cognição de cada indivíduo, cognição? Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação,  pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles, Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.  Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível. Por sua vez Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão  Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
Voltemos então ao conceito de cognição. Cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento através da percepção. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento e na percepção, também na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.
Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.
Para a melhor formação do indivíduo faz-se necessário que o professor esteja atualizado quanto aos novos métodos e metodologias de ensino e aprendizagem. Métodos são os meios e metodologias são as variadas formas, maneiras de ensinar e aprender.

No desenrolar dos assuntos abordados em sala vimos o quanto é importante que o professor esteja apropriado do conhecimento para que assim ele possa não transmitir conteúdos, mas sim construir aprendizados e com isso indivíduos pensantes e críticos.
No decorrer das nossas aulas discutimos sobre o livro de José Carlos Libâneo intitulado Didática. Falemos um pouco sobre essa personalidade que foi e continua sendo importante na história da pedagogia, até o presente momento discutimos os quatro capítulos contidos no livro e aprendemos em demasia. Primeiro ressaltaremos o que vimos nos dois capítulos iniciais, mas não podemos deixar de dar crédito ao autor do livro, conheçamos então um pouco da história de José Carlos Libâneo.
José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, interior do estado de São Paulo, em 1945 e fez seus estudos iniciais e o ensino médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo),  em 1966. “MESTRE” da educação escolar brasileira concluído em 1984 e “DOUTOR” em educação, posteriormente. Libaneo é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições teóricas que produz na área. Articula uma reflexão crítica sobre a natureza histórico- social dos conteúdos de ensino e a própria didática de transmissão destes conhecimentos. 
Iniciou suas atividades profissionais em 1967, como Diretor do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (SP), por seis anos. Em 1973 fundou e dirigiu por três anos o Centro de Treinamento e Formação de Professores da secretaria da Educação Estadual em Goiânia. A partir de 1975, tornou-se professor da faculdade de educação da Universidade Federal de Goiás. 
Para Libâneo as necessidades educativas presentes, tornam a escola um lugar de mediação cultural, e a pedagogia, ao viabilizar a educação, é a prática cultural intencional de produção e internalização de significados. Libâneo é o autor referência da teoria “tendências pedagógicas”, porém é a favor da tendência crítico-social dos conteúdos.

Agora voltemos ao livro:
Nos dois primeiros capítulos do livro intitulados nessa mesma ordem: Prática educativa, Pedagogia e Didática e Didática e democratização do ensino, pudermos ver que o professor deve integrar ao processo educativo a formação de seres para participar ativamente na vida social, ou seja, deve ser ensinado na escola que ao indivíduo participar de uma sociedade ele existe nela, portanto ele irá assimilar e recriar influências do meio social e mais do que isso poderá vir a transformá-las.
Não podemos dissociar os processos formativos que provem da sociedade, mas sim utilizar da bagagem cultura que cada indivíduo traz consigo e somar a educação que é construída na escola ou em instituições que têm essa finalidade, daí vem a conceitualização da educação não-intecional, que é aquela a qual se refere àsinfluências do contexto social e a educação intencional que é aquela a qual há intenções e objetivos definidos, que é o caso da educação escolar, por exemplo.

Ainda no primeiro capítulo Libâneo adentra na temática da Pedagogia e nos mostra que a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade. Libâneo reforça o que havíamos falado que a educação formal está instrinsecamente ligada à educação não-formal e a Didática vem a ser o principal ramo de estudos da pedagogia, uma vez que é através dela que se sabe qual o conteúdo deve ser ensinado, quais os métodos, quais as metodologias, como organizar e planejar uma aula, como saber se há uma resposta dessa prática vinda do aluno, etc.
O professor vem a ser um mediatizador do ensino, através do ensino o indivíduo toma consciência do papel que exerce na sociedade, sem a escolarização não há como ter essa consciência de indivíduo que não apenas vive na sociedade, mas sim existe e quando existe ele integra, ele se torna parte dela e através dessa conscientização que há a democratização, onde deve ser ensinado que o indivíduo só se forma com o coletivo e todos devem lutar em prol da melhoria desse coletivo. O professor não é só formador de alunos que vão terminar os seus estudos e seguir uma carreira profissional, ele é isso também, mas não apenas isso, ele é formador de cidadãos reflexivos e críticos.
Quando falamos de formar indivíduos falamos também dos aspectos morais e éticos, pois na vida temos que ter esses princípios advindos da educação, isso inclui: respeitar o próximo, ser solidário, ser coletivo, querer transformar a sua sociedade, entre outros. 

Um comentário:

  1. Ana Carolina, Katiane e Monique Maria, que bom que já fizeram o blog e começaram atualizando.

    Vejo que contemplaram o desafio do ensino que ultrapassa a sala de aula. Isto é, não se restringe aos conhecimentos construídos na sala de aula. Portanto, faz-se necessário o professor reconhecer o que os alunos já sabem para que possa conduzir melhor o ensino.

    Vi que ampliaram os discursos apontando os filósofos e a uma síntese da biografia de Libâneo. Isso é, válido. No entanto, não contemplaram o que de fato é a Didática. Quais seus objetivos? Que conceitos estão arraigados a este. É bom pensar nestes detalhes, pois, este aspecto tem que está bem nítida tal concepção ao educador.

    Um grande abraço - Renilze Ferreira

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