- —A pedagogia tradicional preocupa-se com a universalização do conhecimento. O treino intensivo, a repetição e a memorização são as formas pelas quais o professor, aqui considerado detentor do saber, transmite os conteúdos a seus alunos, que são agentes passivos deste processo. Os conteúdos são verdades absolutas, dissociadas do cotidiano do aluno e de sua realidade social.
- A escola nesta tendência se institucionaliza a partir do Renascimento e da idade moderna, com o sistema de internatos, com disciplina rigorosa e vigilância constante, marcando, sobretudo, a escola secundária burguesa que objetiva a formação humanista.
- A escola é marcada pelo conservadorismo cultural, inspirando-se no passado para resolver os problemas do presente, enfatiza muito a experiência social e cultural que é transmitida sem considerar as capacidades e habilidades individuais.
RENOVADA
- — A pedagogia renovada é também conhecida como Pedagogia Nova, Escolanovismo ou ainda Escola Nova.
- — A necessidade de democratizar a sociedade fez com que o movimento da Escola Nova acontecesse paralelamente à pedagogia tradicional,buscando reformas educacionais urgentes.
- — Seu principal objetivo é o desenvolvimento da criatividade.
- — Porém, na tentativa exagerada de busca da criatividade do aluno, muitos professores desviam-se da real proposta da Escola Nova.
- Professor como facilitador
Qual dessas posturas vocês conseguem se encaixar como educadoras?
ResponderExcluir"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" (Piaget)
Parabéns pelo empenho no registro deste blog.
ResponderExcluirRenilze Ferreira.
“Contaram-me e esqueci. Vi e entendi. Fiz e aprendi”. (Confúcio)